O filme que você não pode perder do gênio que fez a abertura de Londres

 

Boyle na "praia", em foto tirada por seu pai

 

O diretor da festa de abertura de Olimpíadas mais espetacular de todos os tempos nasceu em Manchester em 1956, filho de imigrantes irlandeses. Uma de suas explicações para ter aceitado o trabalho foi a paixão de seu pai pelos Jogos. “Ele era um fã doente. Ficava acordado a noite inteira assistindo a transmissão ruim da Olimpíada do México”. O pai de Boyle morreu há um ano e meio, quando o filho ainda estava no começo do projeto. Sexta-feira seria seu aniversário.

Com 12 filmes no currículo, Boyle é um cineasta de histórias originais, com ritmo frenético, um olhar terno para personagens de moral duvidosa e trilha sonora matadora. Suas assinaturas: quase sempre escala Ewan McGregor; a cena de abertura costuma ser tirada do meio do filme; referências à Escócia; flashbacks engenhosos.

Seu filme mais consagrado é Quem Quer Ser um Milionário?, ganhador de oito Oscars em 2008. Passado na Índia, fala de Jamal, morador das favelas de Mumbai que vence um programa de perguntas e respostas e é acusado de trapacear. “Eu quero que as pessoas saiam do cinema com a sensação de que alguma coisa positiva pode acontecer na vida”, diz Boyle.

Se você tiver de assistir a um filme dele, porém, esqueça Milionário e fique com o primeiro: Cova Rasa. Ele vendeu móveis, o carro e outras coisas para pagar os custos de 3 milhões de dólares. O próprio Boyle o elegeu como seu favorito. “Eu acho que o primeiro filme é sempre o melhor. Talvez não tecnicamente e nem financeiramente. Mas você nunca mais terá aquela sensação de não saber o que fará depois de uma cena. Se souber lidar com isso e não entrar em pânico, é formidável. Um jogo de adivinhação, inventividade e novidade como jamais acontecerá novamente”.

Com McGregor no papel principal, é uma comédia de humor negro tipicamente inglês. Três amigos que moram juntos estão procurando um quarto morador para seu flat. As entrevistas com os candidatos são maliciosas e cheias de perguntas absurdas. Eles decidem, finalmente, por um sujeito – que se tranca no quarto por três dias. Até que eles invadem o quarto dele e o descobrem morto ao lado de…

Contar mais é estragar a surpresa. Mas você vai perceber que só um cara que fez Cova Rasa teria a coragem de colocar a rainha descendo de para-quedas com James Bond.  Cova Rasa está inteiro aqui:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here