Aula magna de jornalismo

Japão, 2011

É uma aula magna de jornalismo a cobertura que o site da BBC está fazendo da catástrofe do Japão. (Veja aqui.)

Não existe nada remotamente parecido no Brasil. Como aluno, agradeço. Como jornalista, recomendo que este trabalho seja estudado pelos editores brasileiros não apenas de internet. Como leitor, sugiro a todos que acompanhem o noticiário.

Não vou falar das coisas óbvias. Por exemplo, os jornalistas da BBC que estão no Japão acompanhando o drama. Vou me centrar em ações diferentes. A cobertura é ao vivo, e relatada minuto a minuto sem que você precise clicar em lugar nenhum.

Os textos, curtos, têm procedência diversa. Pode ser um tuíte do correspondente no Japão do New York Times. Pode ser o depoimento de um japonês endereçado à própria BBC. Pode ser o trecho de uma fala de uma autoridade. Tudo bem escrito, tudo bem editado. São pequenos fragmentos que formam um todo esclarecedor. (Caso eu leve adiante o projeto de montar um site ao voltar ao Brasil, o minuto-a-minuto dos fatos notáveis será uma de minhas prioridades. Adianto desde já que é fácil fazer mal e difícil fazer bem.)

Ao lado dos textos, há imagens. Ou são vídeos da própria BBC ou são transmissões de uma rede japonesa com a qual a BBC celebrou uma parceria. Neles é feito um trabalho de tradução simultânea. Você vê, com riqueza de detalhes, como os moradores das regiões atingidas estão vivendo.

Uma aula, em suma. Magna.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here