Árvores de São Paulo ganham ‘roupas’ de tricô e crochê

13-Pompons

Grupos de amantes das artes manuais estão dando uma nova cara a árvores das ruas de São Paulo, cobrindo-as de pompons e detalhes de crochê e tricô.

“É uma manifestação da minha relação com a cidade. Acho legal haver cor no meio dessa correria totalmente impessoal que são as cidades”, diz à BBC Brasil a gaúcha Leticia Matos, autora de diversas das “roupas” das árvores, em bairros como Jardins, Pinheiros, Vila Madalena e Higienópolis (zona oeste paulistana).

Há intervenções também feitas pelo coletivo Feito à Mão, grupo que se reúne constantemente para aulas de tricô e para atividades coletivas.

Leticia diz à BBC Brasil que começou a tricotar aos sete anos, ensinada pela mãe, em Porto Alegre.

“O tricô e o crochê são extremamente manuais e caseiros. Ao colocá-lo na rua, acho que as pessoas lembram da mãe e da avó”, opina. “E descobri que isso tem a ver com a minha própria permanencia em São Paulo, onde vivo há sete anos. É como se eu colocasse lembranças em vários pontos da cidade, de coisas que me remetem a algo familiar.”

A artesã – que já coloriu árvores em outras cidades do Brasil, como Rio, Porto Alegre e Goiânia – disse que já vem recebendo encomendas de pessoas e empresas interessadas em ter a decoração em diversos locais.

Texto originalmente publicado no site da BBC

pompom2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here